quinta-feira, 16 de maio de 2013

"0s perigos da Internet" - Hugo Mártires



Visita a Sillicon Valley

http://www.slideshare.net/hmartires/visita-a-sillicon-valley  

Resumo da palestra por Fábio Silva:

«Na palestra de 07-05-13, o professor Hugo começou o tema introduzindo algumas curiosidades da informática, começando por um mapa onde estava representado Silicon Valley, mostrou um mapa onde mostrava cada uma das empresas que estão situadas nessa área.


Depois descreveu o que era o silício e para que servia no ramo da informática, neste caso é utilizado para produzir chips.

Depois adicionou outra curiosidade ao tema, falando do seu primeiro computador em 1993 que era um Intel 386 sx com 25Mhz, 4Mb de RAM e 40Mb de armazenamento. Explicou também para que servia o clock de um processador, e sabe-se que quanto maior for a velocidade do clock, maior é a rapidez no processamento.

Em seguida comparou o seu computador de 1993 ao seu atual telemóvel, com um processador Qualcomm Snapdragon de 1,5Ghz, com 2Gb de RAM e 16Gb de armazenamento.

E comparando, as diferenças de há 20 anos atrás são enormes, o que tínhamos num computador, agora conseguimos multiplicar umas 300x num pequeno telemóvel.

Entrando mais no tema da palestra, o professor Hugo começou a explicar como se fundou a Microsoft, e quem era o Sr. Bill Gates. Depois explicou também como se fundou o adversário principal da Microsoft, que é a Apple, que foi criada por Steve Jobs. Este uns anos mais tarde foi expulso da própria empresa que criou, criando a Next, onde dentro desse projeto sai a Pixar, que rapidamente é comprada pela Walt Disney.

Steve Jobs com esse poder todo de mercado, voltou às suas origens e comprou a sua antiga empresa, a Apple.

O tema seguinte da palestra foi os motores de busca mais utilizados, como por exemplo: o Google, que com o passar dos anos e o seu poder acaba por comprar o Youtube. Falou-se também do Facebook e da sua criação, o que aumentou o seu valor em bolsa. Falou-se com mais pormenor sobre a Microsoft, o Google, a Apple e o Facebook.

Outro tema a que se deu destaque mais para o fim que foi as redes sociais e quando surgiram, como: o Friendster em 2002, o Myspace e o Hi5 em 2003, o Facebook e o Twitter em 2006.

E a maneira mais fácil e mais utilizada, por praticamente todos os sites para fazer algum dinheiro, ou até mesmo muito, são com os Ads, Gifts que se podem oferecer virtualmente, tal como os jogos.

Finalizou esta palestra fazendo uma referência aos perigos da internet… Valeu a pena.»



Sem comentários: